Júri Edição 2019

jurado

Patricia Conde Juaristi

Ela nasceu na Cidade do México. Estudou História da Arte e Literatura na Universidade de Anahuac.

Desde 2009, Patricia Conde dirige a Galeria, o único espaço dedicado exclusivamente para a promoção e difusão da fotografia, onde várias exposições foram apresentadas por artistas emergentes e estabelecidos, fazendo ligações com diferentes museus, bem como uma importante participação na feira, destacando a sua presença nas duas mais importantes feiras de fotografia em todo o mundo: Foto de Paris e AIPAD.

Desde 2017, Patricia Conde, assume o comando do conselho de administração da AIPAD (Associação Internacional de dealers de Fotografia, por sua sigla em inglês), sendo a primeira latino-americana a assumir essa posição.

https://pcg.photo/

jurado

Alejandro Castellote

Curador independente, editor, ensaísta e professor de fotografia. Foi diretor do Departamento de Fotografia do Círculo de Belas Artes de Madri de 1985 a 1996, onde dirigiu o Festival FOCO (1985 a 1989). Ele foi curador da exposição retrospectiva de Martin Chambi no Círculo de Bellas de Madrid (Itinerante para a Europa 1990-1995), fundador e diretor artístico da PHotoEspanha (1998 a 2000), curador e editor de mapas abertos, Fotografia latino-americana 1991-2002 Curador da exposição C on Cities para o italiano Padiglione na X Bienal de Arquitetura de Veneza (2006). Curador convidado da Bienal Photoquai (2007 e 2009, Musée du Quai Branly, Paris), curador do Festival Getxophoto em Getxo, Bilbao (2007 a 2009), Seoul Foto justa na Coreia do Sul (2010) e no Festival Internacional de Fotografia Cingapura ( 2012).

Ele dirigiu o projeto (livro e exposição) Espanha por meio da fotografia 1839-2010 para a Fundação MAPFRE e a editora Taurus (2013). Ele foi diretor da Daegu Biennale 2014 na Coreia do Sul e co-curador com Wang Qingsong e François Hebel da Bienal Internacional de Fotografia e Vídeo Chang-Jiang 2015 em Chongqing, China. Curador convidado da Imagem Trienal 2017, Guangzhou, organizada pelo Museu de Arte de Guangdong, China, onde ele é um membro do comitê acadêmico para a Trienal em 2020. Participou como um tutor na interseção Parallel-projecto de Lisboa, que promove jovens artistas e curadores por meio de 17 países europeus. Em 2006, recebeu o Prêmio Bartolomé Ros pela melhor carreira profissional na fotografia espanhola. De 2014 a 2016 foi diretor do Master Latino-americano de Fotografia Contemporânea – Maldefoco – no Centro de Imagem de Lima, Peru.

jurado

Esteban Toro

Fotógrafo de viagem documental. Usando a fotografia como desculpa, ele viajou por mais de trinta países. Sua paixão é experimentar o mundo e capturá-lo por meio de sua câmera. Ele é atualmente um embaixador da Sony, professor de fotografia e dirige várias expedições fotográficas, workshops e conferências sobre seu próprio trabalho.

Quando Esteban não está fotografando algum lugar remoto, ele está trabalhando em seu estúdio, processando suas fotografias e investigando novos lugares para visitar; escolhendo sua próxima aventura. Além disso, sua carreira como professor e curador de fotografia o transformou em uma pessoa inquieta que está sempre curiosa para descobrir novas referências para compartilhar com os amantes da fotografia.

Seu trabalho foi exposto em várias revistas impressas e digitais de todo o mundo, além de exposições coletivas e individuais, tornando-se uma importante referência na fotografia colombiana.

http://estebantoro.com/

jurado

Eder Chiodetto

Eder Chiodetto (1965, SP) é mestre em Comunicação pela ECA/ USP, jornalista, editor, professor e curador independente, tendo realizado mais de 100 exposições no Brasil e no exterior.

Atuou por 13 anos na Folha de S.Paulo como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia. É autor dos livros “O Lugar do Escritor” (Cosac Naify), “Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira”(Edições Sesc), “Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição” (Ateliê Fotô / Funarte) e “Ser Diretor: Uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras” (Fotô Editorial), entre outros.

Nos últimos anos editou livros de diversos fotógrafos brasileiros como Thomaz Farkas, German Lorca, Cristiano Mascaro, Luiz Braga, Rosângela Rennó e Eustáquio Neves, entre outros.

Atualmente coordena o Ateliê Fotô – centro de estudos avançados em fotografia, em São Paulo, é o publisher da Fotô Editorial e curador de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

Sites: www.ederchiodetto.com.br | www.fotoeditorial.com

emprendedores
photofuniber-becas
© 2025 PHotoFUNIBER - Todos os direitos reservados.